segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Volta às aulas 2009

Professor motivado faz a diferença no aprendizado do aluno
Depois de efetuar a matrícula de um aluno, começa de verdade o trabalho da escola. É estratégico para a instituição de ensino iniciar a conquista do estudante logo no primeiro dia de aulas. Uma recepção bem planejada, com atividades interativas que incluam professores, pais e funcionários pode ser o pontapé inicial para um ano letivo muito produtivo, segundo a especialista em gestão educacional, Thereza Bordoni.


» Como ajudar seu aluno na adaptação?
» Primeiro dia de aulas requer atenção especial
» Dicas para motivar o jovem para o aprendizado

As escolas costumam fazer um "encontro pedagógico", uma reunião de início de ano com o grupo de professores para planejar, entre outras atividades, a boa recepção dos alunos. Esse encontro é também uma oportunidade de motivar toda a equipe pedagógica, e pode se tornar ainda um diferencial competitivo da instituição, contribuindo para criar um bom clima escolar.
Para isso, diz a especialista, deve ser planejado em função do verdadeiro propósito da escola.
Confira algumas sugestões de Thereza Bordoni para aproveitar bem esse momento. As mesmas recomendações valem naturalmente para gestores de escolas públicas.


- Inicie a reunião com um momento descontraído onde colegas que estão se reencontrando possam conversar, "jogar conversa fora", matar saudades. Isso evita que os momentos de discussão e planejamento sejam usados para esse fim.

- Releia a Missão, o PPP e o Planejamento Estratégico da Instituição.

- Defina objetivos claros, coerentes e precisos: O que a escola quer para o ano que se inicia? Onde deseja estar em dezembro? O que quer manter, modificar ou eliminar?

- Realize o encontro com a participação dos funcionários administrativos e pedagógicos. Mas lembre-se que tendo públicos diferentes é preciso ser mais criativo. Busque temas que contemplem cada grupo e também os funcionários novatos.

- Apresente os dados do ano anterior de forma motivadora: ressalte o que for positivo; elogie os bons trabalhos realizados; leia cartas de agradecimento ou comente feed backs de alunos, pais e ex-alunos; mostre o envolvimento da escola com a comunidade, apresente os resultados obtidos. Propor a confecção de um cartaz coletivo onde cada professor/funcionário escreva um fato positivo que lhe ocorreu no ano anterior é uma boa maneira de começar os trabalhos com boas lembranças, o que aumenta a geração de idéias e a produtividade.

- Estimule a equipe pedagógica. Diminua o tempo das palestras e dê algo com que o professor possa trabalhar: exemplos, casos reais, projetos. Estabeleça metas com datas para apresentação de resultados. Estabeleça metas para a instituição, mas encoraje os funcionários a criarem metas pessoais.

- Organize com muito zelo os primeiros dias de aula: o fundamental é que a escola se mostre feliz em receber os alunos e, já nas primeiras horas de contato, procure estabelecer com eles uma relação de confiança.

Fonte:
Thereza Bordoni, consultora em gestão educacional e gestão de pessoas, processos e projetos para educação, é diretora do CEDUCS, no Centro Universitário Luterano de Santarém, no Pará.

Nenhum comentário: