A rotina possibilita à criança vivenciar a administração do tempo e do espaço disponíveis na escola, construindo conceitos importantes de organização e de responsabilidade.
Este é um exemplo de rotina bem interessante que compreende vários aspectos a serem desenvolvidos diariamente na Educação Infantil.
Com alguns ajustes, para atender às especificidades de cada turma e contemplando as diversas linguagens, é possível desenvolver uma prática dinâmica e eficiente com esta sugestão.
Espero que gostem!!!
Beijão, pessoal!!!
Material necessário
1 folha branca de cartolina (ou colorset ou papel-cartão)
4 folhas de diferentes cores de cartolina (ou colorset ou papel-cartão)
1 placa de isopor com 48 x 66 centímetros
Cola para isopor e cola branca
Canetas hidrocores de várias cores
Régua, tesoura, lápis e clipes
Como fazer
1. Corte as fichas
Comece cortando as fichas de rotina e as tiras que servirão de margens e linhas. Para as fichas, use o papel branco, na medida de 7 x 30 centímetros. Corte duas tiras verticais, com 3,5 x 66 centímetros, e oito horizontais, com 3,5 x 48 centímetros. Para aumentar a durabilidade, você pode plastificar tudo.
2. Cole as tiras
Com as tiras que correspondem às margens, comece a montagem. Pegue uma das tiras maiores e, com a cola branca, cole a ponta no canto superior esquerdo na folha que vai servir de fundo. Depois, com uma tira menor, fixe a outra ponta no canto inferior esquerdo. Repita a operação do lado direito. Antes de colar, fixe as tiras com clipes para ver o resultado. Em seguida cole as seis outras tiras, deixando 5,5 centímetros entre elas.
Com as linhas coladas, é hora de fixar as margens. Lembre-se: assim como as linhas, as margens horizontais também funcionam como encaixe. Por isso, passe cola apenas do centro para o lado de fora, deixando o de dentro solto.
4. Escreva as tarefas
É hora de escrever e desenhar, nas tiras brancas, as rotinas de aula. Na foto estão atividades de pré-escola, com as respectivas ilustrações.
5. Fixe o isopor
O último passo é fixar o quadro numa placa de isopor. Caso não encontre uma com a medida certa, corte com uma faca bem quente.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0160/aberto/mt_246222.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário