terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

E um novo Ano Letivo está começando...



Início do ano letivo... ainda há uma preguicinha no ar... rs!


Agora é hora de arregaçar as mangas e pensar (e muito...rs) nos objetivos, nas estratégias, nas nossas reais intenções para 2009.




Inaugurando nossos registros, pensei em algumas dinâmicas para quebrar o gelo nos primeiros dias, bem como utilizá-las ao longo do ano.




São sugestões de dinâmicas que já utilizei em várias situações e outras tantas que foram garimpadas na net, inclusive nos blogs indicados por mim nos links especificados e que, com certeza, você já deve ter dado uma espiadinha.




Vale a pena tentar, pois são bem interessantes!


Beijos, pessoal!!!




Balão dos Sonhos



Objetivos: integrar o grupo e falar dos sonhos.


Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa.


Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo.


Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar.


Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho.


Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira.


O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo.


Finalizar: finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.





História Coletiva



Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.


Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.


Descrição:


1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).


2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.


3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.


Comentários:O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.


Fontes:


Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.


http://www.mundojovem.pucrs.br/datas-comemorativas/volta-as-aulas/dinamica-volta-as-aulas-historia-coletiva.php

Nenhum comentário: