quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia das Mães - Um pouco de História



Dia das Mães: celebração com origens mitológicas


A origem da comemoração


Na primavera, a festa em honra a Rhea

A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, o início da primavera – período em que a natureza aparentemente "renasce" após o inverno – era celebrado com uma grande festa em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus.



Mothering Sunday: um dia livre na Inglaterra

No século XVII, começou a ser comemorado na Inglaterra o Mothering Sunday (Domingo das Mães), no quarto domingo da Quaresma. Nessa data, os criados, que viviam na casa dos patrões, e os trabalhadores de fábricas eram dispensados para passarem o dia com a mãe e levavam consigo o mothering cake – um bolo – de presente para elas.




O dia das mães no mundo

Veja quando é comemorado o dia das mães ao redor do mundo:

• 2º domingo de maio – Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
• 2º domingo de fevereiro – Noruega
• 2º domingo de outubro – Argentina
• 2º dia da primavera – Líbano
• 10 de maio – México
• 8 de dezembro – Portugal e Espanha
• Último domingo de maio – Suécia
• 4º domingo da Quaresma – Inglaterra


O Dia das Mães nos EUA

Nos Estados Unidos, o Dia das Mães foi sugerido pela primeira vez em 1872, por Julia Ward Howe, em Boston. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz. A idéia não pegou, mas em 1907 a jovem professora Ana Jarvis e seus amigos começaram a organizar nova campanha, desta vez em West Virginia. Escreveram para políticos e ministros norte-americanos solicitando a instituição de um dia nacional de homenagem às mães. No mesmo ano, Jarvis convenceu a Igreja Episcopal, à qual pertencia, a celebrar o Dia das Mães durante a missa do segundo aniversário da morte de sua mãe (no segundo domingo de maio).

A campanha de Jarvis e seus amigos foi bem-sucedida e em 1910 ocorreu a primeira celebração oficial do Dia das Mães, instituída pelo governador do Estado de West Virgínia. Em 1911, quase todos os Estados norte-americanos já comemoravam a data. Três anos depois, em 1914, o presidente Woodrow Wilson decretou o segundo domingo de maio feriado nacional e instituiu-o Dia das Mães no país.


A data no Brasil

No Brasil, a comemoração do Dia das Mães foi introduzida pela Associação Cristã de Moços (ACM), que prestou homenagem às mães, em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, Getúlio Vargas decretou o segundo domingo de maio data nacional durante seu governo provisório.

Mas o hábito de presentear as mães ganhou impulso em 1949, quando vários proprietários de lojas de São Paulo, como Mappin, Slopper e Garbo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães.



Excelente site para pesquisa: http://www.klickeducacao.com.br/2006/frontdoor/0,5884,POR,00.html

Nenhum comentário: