Este cantinho é o resultado das minhas pesquisas e da minha prática na área da Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Aqui você saberá um pouco de mim... Irei postar sugestões, dicas, notícias, enfim, um mix de ítens interessantes para incrementar ainda mais nosso trabalho. Um grande beijo, saúde e sorte a todos e minha gratidão aos que por aqui passarem! "O passado é História, o futuro é mistério, o agora é uma dádiva, por isso se chama PRESENTE!" CARPE DIEM!!!
domingo, 8 de agosto de 2010
Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.
Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.
O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras.
As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração.
Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.
Fonte: http://www.smartkids.com.br
segunda-feira, 21 de junho de 2010
domingo, 6 de junho de 2010
Selinho - Blogmaster
domingo, 23 de maio de 2010
Selinho - Blog de Excelência
1-Declarar o nome e o link do blog que ofereceu o selinho:
"recebi esse carinho da amiga Rosângela Pedrina do blog http://ropedrina.blogspot.com/."
2- Dizer porque seu blog é um blog de excelência:
"Porque tudo o que é postado neste cantinho é carregadinho de paixão!"
3- Indicar oito blogs de excelência para presenteá-los com o selinho
1- http://aprenderecia.blogspot.com/
2- http://aprendizdivertido.blogspot.com/
3- http://ferramentapedagogica.blogspot.com/
4- http://brincandocomcores.blogspot.com/
5- http://canalpedagogico.blogspot.com/
6-http://cantinhodoincentivo.blogspot.com/
7- http://contando-encantando.blogspot.com/
8-http://aracysalinet.blogspot.com/
sábado, 22 de maio de 2010
Selinho - Troféu
Nosso cantinho recebeu um selinho da querida amiga Jeanne do blog: http://www.espacodeeducar.blogspot.com/
* Postar o selinho no seu blog
* Dizer o que te deixa triste e o que te deixa alegre
* Indicar 10 amigas blogueiras e avisá-las.
"O que me deixa triste é a injustiça no mundo, apresentada em todas as suas formas e proporções."
http://www.ossaltitoes.blogspot.com/
http://cirandinha-adriana.blogspot.com/
http://ensinamor.blogspot.com/
http://espacoparasonhar.blogspot.com/
http://aprendizagememacao.blogspot.com/
http://aartedeensinareaprender.blogspot.com/
http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/
http://silylandia.blogspot.com/
http://amigadaedu2.blogspot.com/
http://profcris-pedagoga.blogspot.com/
segunda-feira, 10 de maio de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
sábado, 24 de abril de 2010
quarta-feira, 31 de março de 2010
Dedoche: Coelhinho.
domingo, 28 de março de 2010
Selinho: Blog Encantado... uhuuuu!
2-Repassar para 12 blogs encantados.
Abaixo está a lista dos 12 blogs:
- http://canttinhodaprofeadri.blogspot.com/
- http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com/
- http://sonhoscompanhia.blogspot.com/
- http://beleuzacleusa.blogspot.com/
- http://sandra-barreto.blogspot.com/
- http://www.professoraclea.blogspot.com/
- http://cantinho-da-miana.blogspot.com/
- http://educandocomamor10.blogspot.com/
- http://mariadefatimavieira.blogspot.com/
- http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
- http://www.criandoecopiandosempre.blogspot.com/
- http://magiadaines.blogspot.com/
sexta-feira, 26 de março de 2010
Projeto: Dona Aranha
Tema: Música e Alfabetização
Duração: uma semana.
Justificativa: Tendo em vista que as aprendizagens se consolidam a partir de atividades
concretas e prazerosas, optou-se por construir, com materiais diversos, uma personagem com forte significado para o público infantil: "Música Dona Aranha". A construção será a ponte que atrelará música e alfabetização (vogal A) de forma lúdica e efetiva.
Objetivo Específico:
- Identificar a vogal A na palavra ARANHA e em outras elencadas pela turma.
- Dramatizar a música utilizando a construção.
Materiais: copos descartáveis pretos, lã preta, olhos articulados ou lantejoulas grandes brancas + tinta plástica preta e corretivo em forma de caneta com ponta fina para a boca.
Atividade: Considerando a música "Dona Aranha", realizar a construção da personagem utilizando materiais diversificados.
Avaliação: Através das atividades escritas no caderno, da identificação da vogal A na letra da música, das palavras resgatadas pela turma e da fala dos alunos no momento da roda de conversa.
quarta-feira, 24 de março de 2010
História da Páscoa
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
terça-feira, 23 de março de 2010
A Páscoa está chegando!
O ovo é um símbolo que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.Os ovos tornaram-se símbolo oficial da Páscoa no século XVIII.
Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo. Na maioria das tradições, este “ovo cósmico” aparece depois de um período de caos.
Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa de nome Hamsa (um espírito considerado o “Sopro divino”), chocou o ovo cósmico na superfície de águas primordiais e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e a terra - simbolicamente é possível ver o céu como a parte leve do ovo, a clara, e a terra como outra mais densa, a gema.
O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas. Antes do surgimento do mundo, quando tudo ainda era caos, um ovo semelhante ao de galinha se abriu e, de seus elementos pesados, surgiu a terra (Yin) e, de sua parte leve e pura, nasceu o céu (Yan).
Para os celtas, o ovo cósmico é assimilado a um ovo de serpente. Para eles, o ovo contém a representação do universo: a gema representa o globo terrestre, a clara o firmamento e a atmosfera, a casca equivale à esfera celeste e aos astros.
Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da natureza. Trata-se do mito da criação cíclica. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o resto do ano. E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças.
Imagem: http://nequidnimis.wordpress.com/2009/04/08/entre-ovos-e-coelhos/
Fonte: http://www.terra.com.br/almanaque/datas/index.htm