quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Contos que Encantam



Cinderela

(Adaptado do conto dos Irmãos Grimm)



Era uma vez um homem cuja primeira esposa tinha morrido, e que tinha casado novamente com uma mulher muito arrogante.


Ela tinha duas filhas que se pareciam em tudo com ela.


O homem tinha uma filha de seu primeiro casamento. Era uma moça meiga e bondosa, muito parecida com a mãe.


A nova esposa mandava a jovem fazer os serviços mais sujos da casa e dormir no sótão, enquanto as “irmãs” dormiam em quartos com chão encerado.


Quando o serviço da casa estava terminado, a pobre moça sentava-se junto à lareira, e sua roupa ficava suja de cinzas. Por esse motivo, as malvadas irmãs zombavam dela.


Embora Cinderela tivesse que vestir roupas velhas, era ainda cem vezes mais bonita que as irmãs, com seus vestidos esplêndidos.


O rei mandou organizar um baile para que seu filho escolhesse uma jovem para se casar, e mandou convites para todas as pessoas importantes do reino.


As duas irmãs ficaram contentes e só pensavam na festa. Cinderela ajudava. Ela até lhes deu os melhores conselhos que podia e se ofereceu para arrumá-las para o evento.


As irmãs zombavam de Cinderela, e diziam que ela nunca poderia irao baile.


Finalmente o grande dia chegou. A pobre Cinderela viu a madrasta e as irmãs saírem numa carruagem em direção ao palácio, em seguida sentou-se perto da lareira e começou a chorar.


Apareceu diante dela uma fada, que disse ser sua fada madrinha, e ao ver Cinderela chorando, perguntou:


_“Você gostaria de irao baile, não é?”


_“Sim”, suspirou Cinderela.


_“Bem, eu posso fazer com que você vá ao baile”, disse a fada madrinha.


Ela deu umas instruções esquisitas à moça:


_“Vá ao jardim etraga-me uma abóbora.” Cinderela trouxe e a fada madrinha esvaziou a abóbora até ficar só a casca. Tocou-a com a varinha mágica e a abóbora se transformou numa linda carruagem dourada!


Em seguida a fada madrinha transformou seis camundongos em cavalos lindos, tocando-os com sua varinha mágica.


Escolheu também um rato que tivesse o bigode mais fino para ser o cocheiro mais bonito do mundo.


Então ela disse a Cinderela,:


_“Olhe atrás do regador. Você encontrará seis lagartos ali. Traga-os aqui.”


Cinderela nem bem acabou de trazê-los e a fada madrinha transformou-os em lacaios. Eles subiram atrás da carruagem, com seus uniformes de gala, e ficaram ali como se nunca tivessem feito outra coisa na vida.


Quanto a Cinderela, bastou um toque da varinha mágica para transformar os farrapos que usava num vestido de ouro e prata, bordado com pedras preciosas. Finalmente, a fada madrinha lhe deu um par de sapatinhos de cristal.


Toda arrumada, Cinderela entrou na carruagem. A fada madrinha avisou que deveria estar de volta à meia-noite, pois o encanto terminaria ao bater do último toque da meia-noite.


O filho do rei pensou que Cinderela fosse uma princesa desconhecida e apressou-se a ir dar-lhe as boas vindas. Ajudou-a a descer da carruagem e levou-a ao salão de baile.


Todos pararam e ficaram admirando aquela moça que acabara de chegar.


O príncipe estava encantado, e dançou todas as músicas com Cinderela.


Ela estava tão absorvida com ele, que se esqueceu completamente do aviso da fada madrinha. Então, o relógio do palácio começou a bater doze horas. A moça se lembrou do aviso da fada e, num salto, pôs-se de pé e correu para o jardim.


O príncipe foi atrás mas não conseguiu alcançá-la. No entanto, na pressa ela deixou cair um dos seus elegantes sapatinhos de cristal.


Cinderela chegou em casa exausta, sem carruagem ou os lacaios e vestindo sua roupa velha e rasgada.


Nada tinha restado do seu esplendor, a não ser o outro sapatinho de Cristal.


Mais tarde, quando as irmãs chegaram em casa, Cinderela perguntou-lhes se tinham se divertido.


As irmãs, que não tinham percebido que a princesa desconhecida era Cinderela, contaram tudo sobre a festa, e como o príncipe pegara o sapatinho que tinha caído e passou o resto da noite olhando fixamente para ele,definitivamente apaixonado pela linda desconhecida.


As irmãs tinham contado a verdade, pois alguns dias depois ofilho do rei anunciou publicamente que se casaria com a moça em cujo pé o sapatinho servisse perfeitamente.


Embora todas as princesas, duquesas e todo resto das damas da corte tivessem experimentado o sapatinho, ele não serviu em nenhuma delas.


Um mensageiro chegou à casa de Cinderela trazendo o sapatinho.


Ele deveria calçá-lo em todas as moças da casa.


As duas tentaram de todas as formas calçá-lo, em vão.


Então, Cinderela sorriu e disse:


_“Eu gostaria de experimentar o sapatinho para ver se me serve!”


As irmãs riram e caçoaram dela, mas o mensageiro tinha recebido ordens para deixar todas as moças do reino experimentarem o sapatinho.


Então, fez Cinderela sentar-se e, para surpresa detodos, o sapatinho serviu-lhe perfeitamente!


As duas irmãs ficaram espantadas, mas ainda mais espantadas quando Cinderela tirou o outro sapatinho de cristal do bolso e calçou no outro pé.


Nesse momento, surgiu a fada madrinha, que tocou a roupa de Cinderela com a varinha mágica. Imediatamente os farrapos se transformaram num vestido ainda mais bonito do que aquele que havia usado antes.


A madrasta e suas filhas reconheceram a linda“princesa” do baile, e caíram de joelhos implorando seu perdão, por todo sofrimento que lhe tinham causado.


Cinderela abraçou-as e disse-lhes que perdoava de todo o coração.


Em seguida, no seu vestido esplêndido, ela foi levada à presençado príncipe, que aguardava ansioso sua amada.


Alguns dias mais tarde, casaram-se e viveram felizes para sempre.



Fonte: http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/Cinderela.html


Calendário - Março



Março

02 · Dia Nacional do Turismo
02 . Dia da Oração
03 · Dia do Meteorologista
05 · Dia do Filatelista Brasileiro
07 · Dia do Fuzileiros Navais
08 · Dia Internacional da Mulher
10 · Dia do Telefone
10 - Dia do Sogro
12 · Dia do Bibliotecário
14 · Dia do Vendedor de Livros
14 · Dia Nacional da Poesia
14 · Dia dos Animais
15 · Dia da Escola
15 · Dia Mundial do Consumidor
19 · Dia de São José
19 · Dia do Carpinteiro
19 · Dia do Marceneiro
20 · Início do outono

20 . dia do contador de Histórias
21 · Dia Universal do Teatro
21 · Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
21 . Dia Universal do Teatro
22 . Dia Mundial da Água
23 · Dia Mundial da Meteorologia
26 · Dia do Cacau
27 · Dia do Circo
28 · Dia do Diagramador
28 · Dia do Revisor
30 . Dia Mundial da Juventude
31 · Dia da Integração Nacional
31 · Dia da Saúde e Nutrição
31 . Aniversário do Golpe Militar - 1964

Fontes:

Chapeuzinho Amarelo

CHAPEUZINHO AMARELO


Era a Chapeuzinho Amarelo.

Amarelada de medo.

Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.


Já não ria.Em festa, não aparecia.

Não subia escada nem descia.

Não estava resfriada mas tossia.

Ouvia conto de fada e estremecia.

Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.


Tinha medo de trovão.

Minhoca, pra ela, era cobra.

E nunca apanhava sol porque tinha medo da sombra.

Não ia pra fora pra não se sujar.

Não tomava sopa pra não ensopar.

Não tomava banho pra não descolar.

Não falava nada pra não engasgar.

Não ficava em pé com medo de cair.

Então vivia parada, deitada, mas sem dormir,com medo de pesadelo.


Era a Chapeuzinho Amarelo.


E de todos os medos que tinha o medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.

Um LOBO que nunca se via, que morava lá pra longe, do outro lado da montanha, num buraco da Alemanha, cheio de teia de aranha, numa terra tão estranha, que vai ver que o tal do LOBO nem existia.

Mesmo assim a Chapeuzinho tinha cada vez mais medo do medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO.Um LOBO que não existia.


E Chapeuzinho Amarelo, de tanto pensar no LOBO, de tanto sonhar com o LOBO, de tanto esperar o LOBO, um dia topou com ele que era assim:


carão de LOBO,


olhão de LOBO,


jeitão de LOBO


e principalmente um bocão tão grande que era capaz de comer duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa.


Mas o engraçado é que, assim que encontrou o LOBO, a Chapeuzinho Amarelo foi perdendo aquele medo, o medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO.

Foi passando aquele medo do medo que tinha do LOBO. Foi ficando só com um pouco de medo daquele lobo.


Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. ( ... )


O lobo ficou chateado. ( ... )


LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO ( ... )


(Fonte: Chico Buarque. Chapeuzinho Amarelo. Rio de Janeiro, José Olympio, 1997.)

Cor Amarela

Sol Amarelo

Inicialmente os alunos ouviram uma história chamada "Chapeuzinho Amarelo" (Chico Buarque de Holanda) que deu o gancho para a atividade seguinte.

Após conversa inicial sobre alguns elementos que observamos também possuir a cor amarela, fizemos uma lista de palavras - neste momento a minha intenção era a de que os alunos verbalizassem essas palavras sem a obrigação de copiar.

A conversa sobre a história foi bem produtiva e nos permitiu uma contextualização relatando nossos medos e analisando o motivo que levou o autor a escolher a cor amarela para a menininha que vivia amedrontada.

Fechamos esse momento com a pintura do sol, utilizando tinta plástica amarela e finalizando com glíter dourado.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Calendário - Fevereiro




Fevereiro

01 . Dia do Publicitário
02 · Dia do Agente Fiscal
02 · Dia de Iemanjá
05 · Dia do Datiloscopista
07 · Dia do Gráfico
09 · Dia do Zelador
10 . Dia do Atleta Profissional
11 · Dia da Criação da Casa de Moeda
11 · Dia Mundial do Enfermo
14 · Dia da Amizade
16 · Dia do Repórter
19 · Dia do Esportista
21 · Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
21 · Data Festiva do Exército
23 · Dia do Rotaryano
24. Carnaval
24 · Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)
25 · Dia da criação do Ministério das Comunicações
27 · Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
27 . Dia Nacional do Livro Didático

Fontes:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Autismo - Sistemas de classificação (Quadro 2)



>>Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems) – CID-10, da Organização Mundial de Saúde (OMS).


QUADRO 2 – Critérios Diagnósticos para F84.0 Autismo Infantil (CID-10).



Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por:


a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos
b) presença de uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interação social, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo O transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo, fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade.


Fonte: http://www.autismo.com.br/autismo/sclassificacao.htm

Autismo - Sistemas de Classificação (Quadro 1)



Os sistemas de classificação mais utilizados para realizar o diagnóstico são:



>>Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) – DSM-IV, da Associação Americana de Psiquiatria (APA). Em 2002, o DSM-IV foi revisado (DSM-IV-TR), e a categoria “transtornos invasivos do desenvolvimento” passou a ser intitulada “transtornos globais do desenvolvimento”.



QUADRO 1 – Critérios Diagnósticos para 299.00 Transtorno Autista (DSM-IV-TR).



A. Um total de seis (ou mais) itens de (1), (2) e (3), com pelo menos dois de (1), um de (2) e um de (3):


(1) Comprometimento qualitativo da interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes aspectos:
(a) comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
(b) fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento
(c) ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por exemplo, não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse)
(d) ausência de reciprocidade social ou emocional



(2) Comprometimento qualitativo da comunicação, manifestado por pelo menos um dos seguintes aspectos:


(a) atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhado por uma tentativa de compensar por meio de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica)
(b) em indivíduos com fala adequada, acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversa
(c) uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática
(d) ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variados e espontâneos próprios do nível de desenvolvimento



(3) Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos:


(a) preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco
(b) adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não-funcionais
(c) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, agitar ou torcer mãos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
(d) preocupação persistente com partes de objetos



B. Atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade: (1) interação social, (2) linguagem para fins de comunicação social ou (3) jogos imaginativos ou simbólicos.



C. A perturbação não é melhor explicada por Transtorno de Rett ou Transtorno Desintegrativo da Infância.



Fonte: http://www.autismo.com.br/autismo/sclassificacao.htm

Autismo



Autismo


O que é?


É uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.


Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.


Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.


O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo ou seja existem perturbações das relações afectivas com o meio.


A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc..


O comportamento delas é constituido por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.


O termo autismo se refere ás características de isolamento e auto-concentração das crianças.


O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.


É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação á expressão das emoções.


Características comuns do autista:


Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos,


Parece surdo, apesar de não o ser,


Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente ela é completamente interrompida.


Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros,


Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso,


Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas,


Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas,


Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,


Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente
Etc.



Causas:


A nível médico as causas são desconhecidas apesar das investigações e estudos feitos.



Tratamentos:


Poucos são os tratamentos actualmente existentes uma vez que os resultados são muito pequenos e morosos.


Os tratamentos passam por uma estimulação constante e por um apoio constante como forma de estimular e fazer com que a criança interaja com o ambiente, com as pessoas e com outras crianças.


Frequentemente usa-se a hipoterapia, a musicoterapia, a terapia da fala, a natação, o contacto com animais, o apoio em casa e com especialistas e muitas outras abordagens.


Infelizmente estas abordagens não resolvem as causas por detrás do autismo.


Há que resolver as causas por detrás do autismo e para isso há que compreender quais elas são.



Novas abordagens:


Causas:


A observação e trabalho com crianças autistas (bem como com crianças disléxicas, hiperactivas e outras) mostra que as crianças autistas têm uma compressão demasiado grande em termos de cabeça.


Isto pode equivaler a ter a cabeça colocada num torno.


O sofrimento que se consegue sentir na cabeça destas crianças costuma ser imenso.


E é muito desse sofrimento que provoca a compressão que se costuma sentir na sua cabeça.


A maneira como reagimos ás emoções é comprimindo o corpo. Veja como exemplo a raiva e o seu efeito no corpo.


Sabendo que a

fáscia pode criar compressões de até 140 Kgs por centímetro quadrado, pode-se imaginar o que isso representa na cabeça da criança autista.

Com tamanha compressão é mais do que óbvio que a criança ou adulto não consegue interagir com o meio pois está demasiado absorvido com a sua dor e com o seu desconforto.


As raivas da criança e a sua incapacidade de actuação encontram aqui as explicações.


Ninguém consegue estar bem nem interagir com o meio se está demasiado desconfortável.


Mais; os trabalhos e investigação do Dr. Upledger (criador da CranioSacral Therapy) mostraram que as tensões e compressões a nível das meninges existem nas crianças autistas e que estas precisam de sessões semanais (1 a 3) durante todo o seu crescimento até cerca dos 18 anos por forma a que o sistema crânio sacral funcione nas melhores condições uma vez que é este sistema que é o responsável por todo o ambiente fisiológico no qual todo o sistema nervoso vive, funciona e se desenvolve.


As tensões ao nível das meninges afectam todo o funcionamento não só do sistema crânio sacral mas de todo o sistema nervoso central pelo que há que libertar as tensões existentes nas meninges por forma a que o sistema crânio sacral e o sistema nervoso possam funcionar o melhor possível.


Pela minha experiência com estas e outras situações o que posso dizer é que de facto a tensão a nível da cabeça e a nível das meninges é demasiado grande o que explica o desconforto, irritação, agressividade, depressão, problemas de aprendizagem, desordens de atenção, défice de atenção, dislexia, hiperactividade, autismo, etc. que as crianças apresentam.



Tratamentos:


A solução para estes problemas passa por terapias que corrijam estas tensões, alterações e disfunções existentes.


Para o efeito pode-se utilizar a

Terapia Craneo Sacral ou a Libertação Miofascial.
Eu pessoalmente uso (usei) mais a
Libertação Miofascial em virtude de ser mais rápida e eficaz e em virtude de trabalhar todo o corpo e de desmemorizar os tecidos.

Com a Libertação Miofascial consigo muito mais e muito mais rapidamente resultados nas diversas situações que me aparecem no meu dia a dia.


No entanto, eu estou a utilizar outras abordagens por forma a acelerar os resultados e por forma a trabalhar as causas que estão por detrás destes problemas.


Hoje sei que a Libertação Miofascial não me dá todas as respostas e hoje estou a usar outras abordagens muito mais rápidas e eficazes.


O que hoje aplico é algo muito mais rápido e eficaz do que a Libertação Miofascial.


É assim que eu estou em trabalho de investigação para ver outras causas e outras soluções para que de facto os resultados surjam o mais rápido possível e para que a criança não tenha de andar a fazer várias sessões semanais até aos 18 anos.


Até ter resultados concretos e fiáveis vou continuando a fazer o meu trabalho o melhor que sei e o melhor que posso.


De tudo isto, facilmente se compreende que o autismo é uma situação complicada e que não se resolve facilmente.


Os tratamentos acarretam uma despesa muito grande para os pais, sobrecarregando-os quando eles já estão demasiado sobrecarregados com o problema do filho.


Assim seria desejável que existissem apoios (financeiros, investigação, etc.) vindos de pessoas que o pudessem prestar por forma a se conseguir dar um pouco de mais qualidade de vida não só ás crianças como aos seus pais.


No caso do autismo, o tratamento deve sempre começar por os pais se submeterem a tratamento primeiro, para que fiquem mais relaxados e não transmitam o seu stress e tensões acumuladas ao longo dos anos aos seus filhos, impedindo-os dessa forma de fazerem os progressos que precisam.


No caso da Hiperactividade e mesmo da Dislexia ou de Problemas de Aprendizagem ou outros, quase sempre as crianças beneficiam imenso quando os seus pais recebem tratamento primeiro ou em simultâneo.


Fonte: José Carlos Santiago +(351) 93.459.1780 (Rede Uzo/TMN)


http://jcsantiago.info/autismo.html

sábado, 14 de fevereiro de 2009


Contos que Encantam



Branca de Neve e os sete anões
(Adaptado do conto dos Irmãos Grimm)


Há muito tempo, num reino distante, viviamum rei, uma rainha e sua filhinha, a princesa Branca de Neve.


Sua pele era branca como a neve, os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos pretos como o ébano.


Um dia, a rainha ficou muito doente e morreu. O rei, sentindo-se muito sozinho, casou-se novamente.

O que ninguém sabia é que a nova rainha era uma feiticeira cruel, invejosa e muito vaidosa.


Ela possuía um espelho mágico,para o qual perguntava todos os dias:


— Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais belado que eu?


— És a mais bela de todas as mulheres, minha rainha!— respondia ele.

Branca de Neve crescia e ficava cada vez mais bonita, encantadora e meiga.


Todos gostavam muito dela, exceto a rainha, pois tinha medo que Branca de Neve se tornasse mais bonita que ela.


Depois que o rei morreu, a rainha obrigava a princesa a vestir-se com trapos e a trabalhar na limpeza e na arrumação de todo o castelo.


Branca de Neve passava os dias lavando, passando e esfregando, mas não reclamava. Era meiga, educada e amada por todos.


Um dia, como de costume, a rainha perguntou ao espelho:


— Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais belado que eu?


— Sim, minha rainha! Branca de Neve é agora a mais bela!


A rainha ficou furiosa, pois queria ser a mais bela para sempre.


Imediatamente mandou chamar seu melhor caçador e ordenou que ele matasse a princesa e trouxesse seu coração numa caixa. No dia seguinte, ele convidou a menina para um passeio na floresta, mas não a matou.


— Princesa, — disse ele — a rainha ordenouque eu a mate, mas não posso fazer isso.


Eu a vi crescer e sempre fui leal a seu pai.


— A rainha?! Mas, por quê? — perguntou aprincesa.


— Infelizmente não sei, mas não vou obedecer a rainha dessa vez. Fuja, princesa, e por favor não volte ao castelo,porque ela é capaz de matá-la!


Branca de Neve correu pela floresta muito assustada,chorando, sem ter para onde ir.

O caçador matou uma gazela, colocou seu coração numa caixa e levou para a rainha, que ficou bastante satisfeita, pensando que a enteada estava morta.


Anoiteceu. Branca de Neve vagou pela floresta até encontraruma cabana. Era pequena e muito graciosa. Parecia habitada por crianças, pois tudo ali era pequeno.


A casa estava muito desarrumada e suja, mas Branca de Neve lavou a louça, as roupas e varreu a casa. No andar de cima da casinha encontrou sete caminhas, uma ao lado da outra. A moça estava tão cansada que juntou as caminhas, deitou-se e dormiu.


Os donos da cabana eram sete anõezinhos que, ao voltarem para casa, se assustaram ao ver tudo arrumado e limpo. Os sete homenzinhos subiram a escada e ficaram muitoespantados ao encontrar uma linda jovem dormindo em suas camas.


Branca de Neve acordou e contou sua história para os anões,que logo se afeiçoaram a ela e a convidaram para morar com eles.


O tempo passou...


Um dia, a rainha resolveu consultar novamente seu espelho e descobriu que a princesa continuava viva.


Ficou furiosa. Fez uma poção venenosa, que colocou dentro de uma maçã, e transformou-se numa velhinha maltrapilha.


— Uma mordida nesta maçã fará Branca de Neve dormir para sempre — disse a bruxa.


No dia seguinte, os anões saíram para trabalhar e Branca deNeve ficou sozinha.


Pouco depois, a velha maltrapilha chegou perto da janela da cozinha. A princesa ofereceu-lhe um copo d’água e conversou com ela.


— Muito obrigada! — falou a velhinha —coma uma maçã... eu faço questão!


No mesmo instante em que mordeu a maçã, a princesa caiu desmaiada no chão. Os anões, alertados pelos animais da floresta,chegaram na cabana enquanto a rainha fugia. Na fuga, ela acabou caindo num abismo e morreu.


Os anõezinhos encontraram Branca de Neve caída, como se estivesse dormindo. Então colocaram-na num lindo caixão de cristal, em uma clareira e ficaram vigiando noite e dia, esperando que um dia ela acordasse.


Um certo dia, chegou até a clareira um príncipe do reino vizinho e logo que viu Branca de Neve se apaixonou por ela. Ele pediu aos anões que o deixassem levar o corpo da princesa para seu castelo, e prometeu que velaria por ela.


Os anões concordaram e, quando foram erguer o caixão, este caiu, fazendo com que o pedaço de maçã que estava alojado na garganta de Branca de Neve saísse por sua boca, desfazendo o feitiço e acordando a princesa. Quando a moça viu o príncipe, se apaixonou por ele.


Branca de Neve despediu-se dos sete anões e partiu junto com o príncipe para um castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre.


:: Reforma ortográfica::

Veja o resumo das novas regras:

Trema

Deixou de ser usado, mas nada muda na pronúncia

· bilíngue; pinguim; cinquenta; linguistico; delinquente; Antiguidade; quinquênio; tranquilo; sequestro; consequência; aguentar; sagui; arguir

Atenção:

Exceção para nomes próprios estrangeiros (como Müller e Bündchen)

Ditongos abertos

Os ditongos 'éi', 'ói' e 'éu' só continuam acentuados no final da palavra

· boia; paranoico; heroico; plateia; ideia; tipoia

Mas céu, dói, chapéu, anéis, lençóis não mudam

Atenção:

O acento será mantido em destróier e Méier, conforme a regra que manda acentuar os paroxítonos terminados em 'r'

Acento diferencial de tonicidade

Não se acentuam mais certos substantivos e formas verbais para distingui-los graficamente de outras palavras

· Vou para casa. (preposição)

· Ela não para de chorar. (verbo)

· Vou pelo morro/pela estrada. (contração de preposição + artigo)

· O pelo do gato. (substantivo)

· Eu pelo/ele pela a cabeça. (verbo)

Atenção:

Esta regra aplica-se também às palavras compostas:

para-brisa, para-raios. Para evitar confusões, foram mantidos os acentos do verbo pôr e da forma do pretérito perfeito pôde. O acento de fôrma (distinto de forma) é facultativo

Acento circunflexo

Os hiatos 'oo' e 'ee' não recebem mais acento

· abençoo; perdoo; magoo; enjoo; leem; veem; deem; creem

Atenção:

Continuam acentuados (ele) vê, (eles) vêm [verbo vir], (eles) têm etc.

Acento agudo sobre o 'u'

1. Não se acentua mais o 'u' tônico das formas verbais argui, apazigue, averigue

2. Não se acentuam mais o 'u' e o 'i' tônicos precedidos de ditongo em palavras paroxítonas

· feiura; bocaiuva; baiuca; Sauipe

Atenção:

Feiíssimo e cheiíssimo continuam acentuados porque são proparoxítonos; bem como Piauí e teiú, que são oxítonos

Hífen

O hífen é empregado:

1. Se o segundo elemento começa por 'h'

· geo-história; giga-hertz; bio-histórico; super-herói; anti-herói; macro-história; mini-hotel; super-homem

2. Para separar vogais ou consoantes iguais

· inter-racial; micro-ondas; micro-ônibus; mega-apagão; sub-bibliotecário;sub-base; anti-imperialista; anti-inflamatório; contra-atacar; entre-eixos; hiper-real; infra-axilar

3. Prefixos 'pan' ou 'circum', seguidos de palavras que começam por vogal, 'h', 'm' ou 'n'

· pan-negritude; pan-hispânico; circum-murados; pan-americano; pan-helenismo; circum-navegação

4. Com 'pós', 'pré' 'pró'

· pós-graduado; pré-operatório; pró-reitor; pós-auricular; pré-datado; pré-escolar

Atenção:

Esta regra não se aplica às palavras em que se unem um prefixo terminado em vogal e uma palavra começada por 'r' ou 's'. Quando isso acontece, dobra-se o 'r' ou 's': microssonda (micro + sonda), contrarregra, motosserra, ultrassom, infrassom, suprarregional

Fontes:

  • José Carlos de Azeredo, professor adjunto de língua portuguesa da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), autor de Gramática Houaiss da língua portuguesa e coordenador e consultor do livro Escrevendo pela nova ortografia (Instituto Antônio Houaiss/Publifolha)
  • Colaboração de Iranilson Alves da Silva

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Combinados


Todos nós, ou pelo menos uma boa parte, já passou por uma situação constrangedora de indisciplina por parte de algum aluno, não é mesmo?


Quem nunca sofreu com isso que atire o primeiro giz... rs!


Que na Educação não existem receitas ou fórmulas mágicas nós sabemos, mas há alguns instrumentos que nos auxiliam no enfrentamento ao problema; dentre eles destacamos os combinados.


Os combinados são regras claras construídas pelo grupo e que tem por finalidade elencar situações permitidas ou não no convívio do aluno na escola e fora dela.


Após a discussão desses pontos, seu devido registro (professor como escriba), faz-se a associação entre essas regras e uma divertida ilustração que facilitará a memorização e sua respectiva aplicação no cotidiano pela criança.

Vale a pena experimentar essa dica!


Beijocas!!!

Imagem: http://www.amigosdozippy.org.br/combinados.jpg

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Rotina

Um aspecto importante na Educação Infantil é a rotina e que deve ser trabalhada no dia-a-dia da sala de aula.

A rotina possibilita à criança vivenciar a administração do tempo e do espaço disponíveis na escola, construindo conceitos importantes de organização e de responsabilidade.

Este é um exemplo de rotina bem interessante que compreende vários aspectos a serem desenvolvidos diariamente na Educação Infantil.

Com alguns ajustes, para atender às especificidades de cada turma e contemplando as diversas linguagens, é possível desenvolver uma prática dinâmica e eficiente com esta sugestão.

Espero que gostem!!!

Beijão, pessoal!!!





Material necessário
1 folha branca de cartolina (ou colorset ou papel-cartão)
4 folhas de diferentes cores de cartolina (ou colorset ou papel-cartão)
1 placa de isopor com 48 x 66 centímetros
Cola para isopor e cola branca
Canetas hidrocores de várias cores
Régua, tesoura, lápis e clipes
Como fazer

1. Corte as fichas



Comece cortando as fichas de rotina e as tiras que servirão de margens e linhas. Para as fichas, use o papel branco, na medida de 7 x 30 centímetros. Corte duas tiras verticais, com 3,5 x 66 centímetros, e oito horizontais, com 3,5 x 48 centímetros. Para aumentar a durabilidade, você pode plastificar tudo.

2. Cole as tiras



Com as tiras que correspondem às margens, comece a montagem. Pegue uma das tiras maiores e, com a cola branca, cole a ponta no canto superior esquerdo na folha que vai servir de fundo. Depois, com uma tira menor, fixe a outra ponta no canto inferior esquerdo. Repita a operação do lado direito. Antes de colar, fixe as tiras com clipes para ver o resultado. Em seguida cole as seis outras tiras, deixando 5,5 centímetros entre elas.
3. Monte as margens


Com as linhas coladas, é hora de fixar as margens. Lembre-se: assim como as linhas, as margens horizontais também funcionam como encaixe. Por isso, passe cola apenas do centro para o lado de fora, deixando o de dentro solto.
4. Escreva as tarefas



É hora de escrever e desenhar, nas tiras brancas, as rotinas de aula. Na foto estão atividades de pré-escola, com as respectivas ilustrações.

5. Fixe o isopor


O último passo é fixar o quadro numa placa de isopor. Caso não encontre uma com a medida certa, corte com uma faca bem quente.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0160/aberto/mt_246222.shtml

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carnaval




















Brasil... terra do samba, claro... rs!

Essa é uma época que as crianças curtem muito, até porque a mídia explora o tema à exaustão.

Então resolvi pesquisar e postar alguns materiais interessantes e que com certeza ajudarão a todos: desenhos, músicas, curiosidades, entre outros.

Afinal, “quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou é doente do pé”... rs!

Beijos, gente!!!












Carnaval e História do Carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.


No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.


A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.


O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.


Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.


Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/

Alfabetizar ou não na Educação Infantil?

Essa questão tira o sono de alguns profissionais da área, uma vez que envolve vários elementos e diversos pontos de vista: aluno, ambiente, professor, família, escola, concepções pedagógicas, entre outros e não necessariamente nessa ordem.

Se não há consenso dentre os educadores sobre a problemática, pelo menos há um ponto passivo: a Educação Infantil deve proporcionar um ambiente rico em materiais alfabetizadores e propiciar atividades que coloquem a criança em situações desafiadoras que permitam sua ação-reflexão-ação, sem cobranças, respeitando seu desenvolvimento.

Foi pensando nessa necessidade que resolvi pesquisar e postar aqui artigos que possibilitem uma maior compreensão e quem sabe mudanças positivas na nossa prática. Sejam felizes sempre!

Beijos!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

JARDIM DE INFÂNCIA

JARDIM DE INFÂNCIA - (Pedro Bial)


Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância.



A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.Estas são as coisas que aprendi:



1. Compartilhe tudo;



2. Jogue dentro das regras;



3. Não bata nos outros;



4. Coloque as coisas de volta onde pegou;



5. Arrume sua bagunça;



6. Não pegue as coisas dos outros;



7. Peça desculpas quando machucar alguém;



8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;



9. Dê descarga; (esse é importante);



10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;



11. Respeite o outro;



12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;



13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)



14. Quando sair, cuidado com os carros;



15. Dê a mão e fique junto;



16. Repare nas maravilhas da vida;



17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.



Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro claro e firme.



Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.



Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.



'É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.'



'O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver'.



'Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.'



Provérbios 22:6

Fontes:

http://www.slideshare.net/CMP/jardim-de-infancia-presentation

http://img214.imageshack.us/img214/7140/logoecositesc2.jpg

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

E um novo Ano Letivo está começando...



Início do ano letivo... ainda há uma preguicinha no ar... rs!


Agora é hora de arregaçar as mangas e pensar (e muito...rs) nos objetivos, nas estratégias, nas nossas reais intenções para 2009.




Inaugurando nossos registros, pensei em algumas dinâmicas para quebrar o gelo nos primeiros dias, bem como utilizá-las ao longo do ano.




São sugestões de dinâmicas que já utilizei em várias situações e outras tantas que foram garimpadas na net, inclusive nos blogs indicados por mim nos links especificados e que, com certeza, você já deve ter dado uma espiadinha.




Vale a pena tentar, pois são bem interessantes!


Beijos, pessoal!!!




Balão dos Sonhos



Objetivos: integrar o grupo e falar dos sonhos.


Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa.


Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo.


Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar.


Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho.


Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira.


O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo.


Finalizar: finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.





História Coletiva



Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.


Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.


Descrição:


1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).


2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.


3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.


Comentários:O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.


Fontes:


Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.


http://www.mundojovem.pucrs.br/datas-comemorativas/volta-as-aulas/dinamica-volta-as-aulas-historia-coletiva.php

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Volta às aulas 2009

Professor motivado faz a diferença no aprendizado do aluno
Depois de efetuar a matrícula de um aluno, começa de verdade o trabalho da escola. É estratégico para a instituição de ensino iniciar a conquista do estudante logo no primeiro dia de aulas. Uma recepção bem planejada, com atividades interativas que incluam professores, pais e funcionários pode ser o pontapé inicial para um ano letivo muito produtivo, segundo a especialista em gestão educacional, Thereza Bordoni.


» Como ajudar seu aluno na adaptação?
» Primeiro dia de aulas requer atenção especial
» Dicas para motivar o jovem para o aprendizado

As escolas costumam fazer um "encontro pedagógico", uma reunião de início de ano com o grupo de professores para planejar, entre outras atividades, a boa recepção dos alunos. Esse encontro é também uma oportunidade de motivar toda a equipe pedagógica, e pode se tornar ainda um diferencial competitivo da instituição, contribuindo para criar um bom clima escolar.
Para isso, diz a especialista, deve ser planejado em função do verdadeiro propósito da escola.
Confira algumas sugestões de Thereza Bordoni para aproveitar bem esse momento. As mesmas recomendações valem naturalmente para gestores de escolas públicas.


- Inicie a reunião com um momento descontraído onde colegas que estão se reencontrando possam conversar, "jogar conversa fora", matar saudades. Isso evita que os momentos de discussão e planejamento sejam usados para esse fim.

- Releia a Missão, o PPP e o Planejamento Estratégico da Instituição.

- Defina objetivos claros, coerentes e precisos: O que a escola quer para o ano que se inicia? Onde deseja estar em dezembro? O que quer manter, modificar ou eliminar?

- Realize o encontro com a participação dos funcionários administrativos e pedagógicos. Mas lembre-se que tendo públicos diferentes é preciso ser mais criativo. Busque temas que contemplem cada grupo e também os funcionários novatos.

- Apresente os dados do ano anterior de forma motivadora: ressalte o que for positivo; elogie os bons trabalhos realizados; leia cartas de agradecimento ou comente feed backs de alunos, pais e ex-alunos; mostre o envolvimento da escola com a comunidade, apresente os resultados obtidos. Propor a confecção de um cartaz coletivo onde cada professor/funcionário escreva um fato positivo que lhe ocorreu no ano anterior é uma boa maneira de começar os trabalhos com boas lembranças, o que aumenta a geração de idéias e a produtividade.

- Estimule a equipe pedagógica. Diminua o tempo das palestras e dê algo com que o professor possa trabalhar: exemplos, casos reais, projetos. Estabeleça metas com datas para apresentação de resultados. Estabeleça metas para a instituição, mas encoraje os funcionários a criarem metas pessoais.

- Organize com muito zelo os primeiros dias de aula: o fundamental é que a escola se mostre feliz em receber os alunos e, já nas primeiras horas de contato, procure estabelecer com eles uma relação de confiança.

Fonte:
Thereza Bordoni, consultora em gestão educacional e gestão de pessoas, processos e projetos para educação, é diretora do CEDUCS, no Centro Universitário Luterano de Santarém, no Pará.